sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

Apresentação

Aquela Flor...
Qual flor?


Lembro-me de que quando era pequena - e ainda não tinha sogra! - perguntei à minha mãe : porque é que aquelas flores se chamam Sogras-e-Noras?

Ao que a minha mãe respondeu:
porque as Sogras e as Noras nunca se dão bem, por isso ficam assim - costas com costas - sem se falarem ou zangadas.

Fiquei chocada com essa resposta. Estava longe de poder imaginar que a realidade é mesmo essa:
Oh mãe, que exagero! Mas porquê?!?

E afinal.... é mesmo verdade!
Continuo sem saber porquê... mas o que é certo é que as incompatibilidades são muitas... e mais valia estarmos costas com costas!

9 comentários:

Xuinha Foguetão disse...

:)

A Nora Perfeita disse...

Era mesmo só isso que eu queria: poder estar costas com costas. Facilitava-me tanto a vida!

Temos de explorar isso da impossibilidade de sogras e noras se darem bem porque já ouvi falar em casos raríssimos em que acontece...

Anónimo disse...

Acontece, sim! A minha mãe tinha uma relação linda com a minha avó. Talvez porque a minha avó teve 5 filhos, todos rapazes e acho que adoptou logo a minha mãe que lhe era muito querida.
Eu acho que quando as nosas sogras têm filhas é mais difícil "competir" pois aquelas coisas que se partilham vão fazê-lo mais com as filhas.
Sobre as flores, essas não conhecia mas há uma planta que são umas folhas compridas que se chama "língua da sogra" exactamente por parecer uma língua, comprida! :)

gralha disse...

Umm... Não sei se concordo contigo Maçanica... Acho que as mães de rapazes são muito possessivas dos seus meninos e aí sim entram em competição com as noras.

Bypassone disse...

Nesse caso, porque é que os sogros se dão melhor com os genros que as sogras com as noras? Será problema de cromossomas........?

sandra.am.silva disse...

O que é não sei... mas eu faço parte do grupo das que não pode ver a sogra à frente!

Sara MM disse...

Respondendo à bypassone:
é simples...
os gaijos (genros) são mais "deixa andar" e contidos (conseguem os tais silêncios sem esforço!)...
o sogros tb são menos metediços, e são mais respeitosos do espaço (mental!) dos filhos..
acho.

Abraçar disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
DB disse...

Concordo plenamente com a Gralha, tenho uma sogra com 3 filhos rapazes que acha que eles têm que lhe dar satisfações de tudo e ainda largar tudo o que estão a fazer para agradar a mãezinha... Sempre quis ter um filho rapaz mas felizmente tive uma menina que é a minha luz. Infelizmente a minha sogra achou que eu a tinha posto no mundo para ela ter a "filha que nunca teve" desde então que tem sido impossível a nossa (já complicada) relação...
Vou ser também leitora assídua deste blog… acho que também poderei acrescentar algumas das minhas experiências de nora perfeita.