sexta-feira, 20 de junho de 2008

Deixem-me dizer o que sinto

Sinto-me triste com o que aconteceu à Nora Perfeita.
Sinto-me triste, não por lhe terem decoberto a careca, mas por saber que não vai ser fácil ela conseguir um perdão.
Mas espero estar enganada. Espero que todos os que ficaram magoados possam rapidamente perdoar-lhe!

E sinto que também eu talvez deva deixar de participar... no entanto...

Claro que o que move este blog não são meras más intensões. Nem puro escárnio.Nem um dizer-mal-só-por-dizer.
Este blog é até um modo de melhorar as coisas entre nós (o ele e a ela), pois desabafar é muuuuito importante. E ajuda muito.

Nós também temos alguma razão para sentirmos o que sentimos, e por isso mesmo espero que eles consigam perdoar-nos.
Afinal de contas, que outras saídas temos nós, se tantas vezes desabafamos com eles e nem ouvem ou não tentam compreender? Nem podem.

Este assunto de sogras-e-noras é histórico - com H - e eles nunca poderão perceber o que sentimos... Nós sabemos isso. Aliás, sabemos também que a culpa é muito nossa. Mas somos assim, e nao temos a grande vantagem de ser homem - intrinsecamente mais "cool".

Claro que mãe é Mãe!
E isso ninguém lhes tira! Até valorizamos! (Mesmo se não parece. Mesmo se não conseguimos demonstrá-lo)

Ser mãe é dificil.
Ser sogra deve ser pior.

Mas um blog de desbafo não prejudica ninguém. Até há tantas anedotas sobre este assunto... e todos riem. Porque não podemos rir num Blog?

Repare-se que sermos anónimas não é só por nós. É também porque reconhecemos os valores das sogras.
E o que aqui é escrito só deixa no ar pensamentos e sentimentos que são válidos para as noras em geral - e as generalizações valem o que valem: nada.
Este Blog não devia, por isso mesmo, ser encarado como uma coisa pessoal contra alguém! Nem devia ser suficientemente importante para magoar ninguém!


A ver vamos se cá continuo/continuamos...

24 comentários:

Anónimo disse...

tenho pena, gostava muito de vos ler. há mesmo pessoas ressabiadas neste mundo.

Anónimo disse...

então na minha primeira visita ao blogue já se vai uma embora? k chatice! e eu que queria fazer-vos tanta inveja!!!!isto é muito divertido, mas há realmente pessoas q não compreendem (nem era preciso, mas pq é q tiveram de meter bedelho?)..bem, só quero dizer que a minha sogra, a Maria Rita, é uma querida!!!!é certo que eu ainda não cheguei à parte dos filhos, quando ela começar a dar chocolate e chupa-chupas aos miúdos na hora das refeições a a fazer os bifinhos quano toda a gente come peixe, mas por enquanto...tudo são rosas!o seu querido filho e meu adorado marido detesta sopa ralada, mas como eu gosto, coitado do rapaz..tem de gramar a sopinha q a mãezinha faz ao gosto da nora...cai uma mancha na roupa e leva-se à sogrinha pq ela põe tudo a brilhar (é verdade, juro, e nunca me estragou nada "por acidente")..a norinha adora bolinho e bombons, por isso lá estão eles à minha espera ao fim de semana..e quando digo:"fazia-me mesmo falta comprar isto ou aquilo" ou então "ai estas toalhas ficavam tão bem lá em casa"..surpresa, surpresa! a Ritinha vai e compra!...a minha sogra estava também farta de ouvir que eu não aprecio nada o ouro dela, salvo uma pulseira oferecida pelo marido há muitos anos atrás..ora, fartinha tb de me ouvir q era a única coisa que eu queria herdar, ofereceu-me a pulseira no natal! nao é um amor? ..isto para não falar de que está sempre a meu favor qd eu me queixo do filho..e o mais estranho disto tudo é que eu estou longe de ser a nora perfeita...durmo atá às quinhentas qd os vamos visitar, não ajudo em coisa algma a não ser levantar os pratinhos no fim do almoço e pegar no pano da loiça de vez em quando, passo a semana inteira sem lhe telefonar e até nem lhe dou graxa nenhuma..juro que me mima muito mais do que a minha própria mãe!!!por tudo isto, adoro-a!!!!e queria deixar aqui registado que também há sogras assim!!!!dedicadas e amorosas!!!!espero que não mude nunca!obrigada, Ritinha!!!!!

Graça disse...

Não desistam por favor, não encerrem o blog. Adoro ler-vos, porque é divertido e encaro-o sem maldade. Desejo sinceramente que tudo volte à normalidade e possam desabafar aqui sem problemas :) ****

Anónimo disse...

As discussões a sério que eu tenho com o meu marido são sempre sobre a minha sogra. A minha sogra sabe-o e, em vez de fazer para que isso não aconteça, pouco se interessa e faz o que lhe dá na real gana, mesmo sabendo que tal irá causar atritos entre nós dois. É assim que ela demonstra o amor que tem pelo filho, provocando propositadamente situações conflituosas entre nós dois?! Devo ter problemas de consciência por estar a escrever estas palavras?! Era o que faltava!!

Peço-vos que não fechem este espaço! Escrevam posts em que apelem à reflexão, deixem questões em aberto, sem particularizar ou dar pormenores.

Anónimo disse...

repito o que disse num post anterior, eu penso que os desabafos são saudaveis e ate ajudam a sobreviver às relações menos simpaticas que por vezes existem. Penso que não devem ser entendidos com maldade... são desabafos com muito humor e que fazem bem à alma... maebabada

Anónimo disse...

Continuam que fazem muita falta.

Anónimo disse...

Tenho pena que não continuem o blog. O primeiro post então para mim era genial.
Entendo que há coisas que "muito delicadas" que nem se devem pensar quanto mais escrever.
E (tal como disseram uma vez) a regra de ouro é NUNCA se meter entre ele e a sua santa mãezinha.
Ficamos sempre a perder porque, pura e simplesmente, ele NUNCA conseguirá vislumbrar um defeito naquela mulher. Deve ser genético.

Anónimo disse...

Olá. Que pena se fecharem o blog. Dei conta deste espaço ha cerca de 2 semanas, e posso dizer-vos que até chorei ao ler alguns posts, porque finalmente encontrei pessoas que sentem como eu. Este sentimento em relaçao à sogra, que no meu caso é mais o sentir uma nova familia à força a quem tenho de prestar contas da minha vida e visitar todas as semanas contente e alegre, é um sentimento que não se partilha por aí, é um sentimento que não falo com ninguém porque até me sinto injusta em "repudiar" tanto a minha nova familia... e aqui percebi que ha muitas mais pessoas que também sofrem pela chegada do fim de semana (significa visita à sogra)... enfim... para mim é um local de desabafo... continuem... e penso que estão certas ao dizer que os homens não sofrem porque por exemplo, no meu caso, a minha familia é muito solta, não exige almoços semanais, nem presenças, nem faz chantagem emocional...é por isso que eu visito várias vezes a minha familia durante a semana, porque sei que até posso ir lá só 10 minutos e sair sem peso na consciencia... já a minha nova familia, tem que se ir, avisar antes e fazer sala depois, muito protocolo, nunca me sinto à vontade...

Anónimo disse...

E onde é que nós vamos poder descarregar as nossas frustrações?? Não vão embora, please!!

Anónimo disse...

Obviamente, se o marido, sogros ou cunhados descobriram o blog e quem era a autora, não devem ter achado piada nenhuma. Também não vou muito com o feitio da sogra, mas ponho-me na pele de quem a vê de forma totalmente diferente. Quantas de nós gostariam que o nosso marido tivesse um blog a dizer mal das nossas mães? Então, sendo em segredo, maior a dimensão. Mesmo a brincar, eu não gostaria. É uma questão de papéis. Achei um piadão a este blog, ainda acho, mas tentei reflectir um pouco sobre isto. Não é à toa que 90% dos comentários são anónimos.

Anónimo disse...

Acredito que maior parte dos comentários que se fazem aqui têm razão de ser. São feitos por pessoas que sofrem com atitudes vindas de pessoas que deveriam ajudar e não complicar a nossa vida. Se o meu marido escrevesse num blog sobre uma pessoa que lhe fizesse mal (mesmo que essa pessoa fosse a minha mãe) e se eu soubesse que isso lhe aliviava a alma eu nunca iria levar isso a mal. Felizmente ele não tem ninguém para dizer mal... o mesmo já não acontece comigo. Tenho muitas razões para me queixar. Ele sabe disso. É obvio que não gostaria de ver nomes escritos que denunciasse quem somos. Mas que mal tem desabafar anonimamente... É bom... e é bom também sabermos que não estamos só no mundo. Que há pessoas que passam pelo que nós passamos e sobrevivem. É bom termos experiências positivas para podermos seguir com as nossas vidas para a frente. Ou seja, é bom que se conte aqui as parvoeiras que acontecem para nos podermos rir das desgraças alheias.. até para aceitarmos as nossas desgraças com mais humor... com menos drama. Para não levarmos as coisas até a um nível mais elevado.
Eu quando leio estes posts penso... bom... apesar de me sentir torturada por uma sogra insuportável sei que não é uma situação invulgar... posso deixar o meu marido... mas podia calhar-me outro com o mesmo problema! Por mais estranho que possa parecer este blog já me fez voltar atrás com decisões drásticas que podiam ter estragado a nossa vida.

Anónimo disse...

Em comentário ao comentário de dia 2/07/2008, gostava de dizer que também penso e pensei mudar de vida porque às vezes sinto que não vou aguentar a familia do meu marido o resto da minha vida. Posso dizer-vos que só à custa de antidepressivos consigo encarar a rotina dos sogros. Sei que sou hipersensivel e que outra pessoa no meu lugar provavelmente estaria bem com a minha sorte, mas eu não consigo lidar com isto... este blog é muito importante, ajuda mesmo a relativizar o nosso "problema". Penso muitas vezes que estar casada tem um preço alto... dizem que quando se casa, se casa também com a família, e é bem verdade.

Graça disse...

Tenho tantas saudades vossas... :(

Como está a nora perfeita? Tenho pensado tanto nela!

Bjs *****

Anónimo disse...

Anónima de dia 3 Julho: eu sou a anónima de 2 Julho. Tou disponível para trocarmos experiencias em nora_anonima@live.com.pt. bjs

Anónimo disse...

Eu também já pensei em tomar medidas "drásticas" na minha vida por causa da minha sogra....e este blog sempre me ajudou a relativizar um bocadinho as coisas e a pensar que há muitas pessoas na mesma situação...por isso não acabem por favor! Vocês são importantes para a sanidade mental de muita gente!!

Anónimo disse...

COntinuem....POR FAVOR!!!!!!!!!!

Anónimo disse...

já n vinha cá há algum tempo...e que triste surpresa... :( mas concordo com a anónima de 29 de junho... eu própria deixei aqui uns comentários...e fiquei a pensar se o meu marido viesse cá espreitar...
e todas temos historinhas e vir aqui deixá-las limpava-nos um pouco a alma... acham possível arranjarmos um forum? é que nós paramos... mas as histórias das sogras não!!!!!!
bjs a todas

Estreladomar disse...

Achei este blog o máximo!!

Não aceitam inscrições para novas sócias??

ihihihi...

Kate Zinha disse...

Hehe! Gosto da minha sogra. É mto fixe.

Anónimo disse...

Adorei o vosso blog...

Vim por curiosidade, e adorei a ideia...

para mais, ando de tao dificil relacionamento, que a simples ideia de puder escrever o que me vai na alma, o que irrita...

em resposta ao petim, a minha relaçao so piorou quando fui mamã, À 3meses atras...

S

Anónimo disse...

Que saudades que eu tenho do vosso cantinho. era hilariante.

Graça disse...

Miss you :( :(

Bj *****

Anónimo disse...

Minha cara,
Lamento muito por ter de enfrentar esta luta. Mas peça a Deus sabedoria.Nós, mulheres, precisamos ser espertas e estrategistas para lidar com certas situações.
Deus te abençoe.
Entre neste site, lá tem um texto sobre este assunto. http://www.marcofeliciano.com.br/SITE2007/materiaED.asp?MA_ID_MOD=426

Nora Enlouquecida disse...

Olha
Eu li o blog, me identifiquei e até adicionei ao meu. Por favor, vcs precisam retomar isso aqui.
Olhem o meu:
http://noraenlouquecida.blogspot.com/
bjs